quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Missão 1: fazer um mapa do tesouro



Você é o detetive e recebeu uma nova missão: fazer um mapa para tornar divertida e intrigante a sua busca pelo conhecimento - não somente a sua, mas de todos que lerem a sua monografia. Ora, como fazer isso? 
Antes de responder à pergunta, deixe-me falar um pouco sobre esse mapa secreto a que vamos chamar de Mapa Conceitual:
O mapa conceitual é uma ferramenta muito útil para demonstrar seus conhecimentos sobre algo e como certas coisas que você sabe estão ligadas a outras coisas que você também sabe, formando um conjunto interessante. Na verdade, o MC é isto:


Isso mesmo! Nada mais do que um monte de quadradinhos (ou retângulos) ligados por setas e recheados e intercalados por palavras. Você pode começar fazendo um mapa simples como o demonstrado acima, mas, se começar a tomar gosto pela coisa, seu mapa pode ficar assim:






Mas não se assuste. Fica legal quando você faz o mapa sobre um assunto que realmente te interessa. Antes de você começar seu próprio mapa, preciso te dar algumas dicas: 


Número 1: Coloque os conceitos dentro das caixinhas.
Número 2: Coloque os verbos fora das caixinhas, para ligá-las.


Digamos que você gosta de chocolate, como eu. Daí, você vai fazer uma primeira caixinha e escrever CHOCOLATE. Depois disso, é hora de escrever um verbo que ligue o chocolate a outra caixinha: CHOCOLATE -- produz -- ÁGUA NA BOCA. E por aí vai. É moleza fazer o seu mapa do tesouro!


Agora eu vou deixar você com um vídeo que te ensina a usar um programinha muito legal que te permite criar mapas conceituais com facilidade. Esse vídeo também mostra de forma prática - e até simplória - como fazer um MC e onde você pode baixar o programa (Cmap Tools):



Nenhum comentário:

Postar um comentário